terça-feira, 2 de novembro de 2010

Harvest Moon [SNES]

O segundo review do blog falará sobre o magnífico jogo chamado Harvest Moon para Super Nintendo, feito pela Natsume em 1997. Esse jogo é muito bom, e um dos poucos defeitos que eu vejo nele é se eu compara-lo com as novidades que os novos harvest moon possuem. Esse é um outro jogo que merecia um remake mais do que caprichado. Chega de bajular e vamos ao review...



O Harvest Moon conta a história de um menino que herda a fazenda de seu avô, e tem que cuidar dela sozinho. No final do jogo seu pai aparecerá e decidirá como você se saiu. Você tem três anos para investir seu árduo trabalho na sua fazenda, seja plantando, cuidando de animais, pegando itens do mapa. Cada ano no jogo dura quatro meses, cada um passa em um tipo de estação: primaveira, verão, outono e inverno. Independente da estação que você esteja, alguns dias chovem outros não, a vantagem de chover é que não precisa regar a sua plantação, mas existe um erro que a chuva só molhará o que estiver plantado, se plantar alguma coisa na chuva, não adianta mudar de tela ou algo assim, você mesmo terá que molhar.



Poderá ter quatro tipo de animais na sua fazenda, e vou falar deles separadamente. O cachorro você ganha logo no início do jogo, de uma menina que diz não poder cuidar dele (por causa da mãe que não gosta/se incomoda), ela te oferece o cachorro e diz para você dar um nome à ele. As utilidades do cachorro são cuidar da fazenda e protege-la dos lobos. A galinha é um animal que você pode comprar, vender e criar pra ganhar dinheiro mas não pense que é moleza, você também precisa cuidar para receber um bom lucro. Outro animal que tem todas essas funções são as vacas, talvez dêem mais trabalho, porém, o lucro é maior ainda. Por último temos o cavalo, esse só ganhará no inverno do primeiro ano de jogo. Enquanto ele for pequeno não serve pra nada, não precisa nem alimenta-lo (pra falar a verdade nunca precisa), porém, quando ele crescer carregará mochilas que servem pra você jogar o que você colher, sem que precise correr até a caixa que normalmente você jogaria suas colheitas.



Como eu havia falado antes, o ano nesse jogo é divido em quatro estações, e elas servem pra lhe dizer o que você pode ou não plantar durante esse tempo (com excessão do inverno onde não planta-se nada, apenas cuida dos animais). Há uma grande variedade de sementes que pode-se plantar, desde nabo e cebola, até mesmo milho e tomate. Também pode plantar grama na sua fazenda, ela serve pra alimentar as vacas e as galinhas (nunca entendi como as galinhas se alimentam de grama).

Você possui ferramentas para fazer todas essas atividades que eu citei acima: pá, machado, martelo, regador, enxada, etc. Você pode melhora-las descobrindo certos segredos no jogo, fazendo com que elas fiquem melhores.

O mapa desse jogo não é muito grande mas você deve ir visitar todos os cantos dele quase todos os dias para não perder nenhum evento, e acompanhando sempre o seu calendário pra saber quando terá os festivais na cidade. Há ainda a possibilidade de casar no jogo, sim, basta não esquecer de sempre falar e dar presente para umas da garotas disponíveis para ser conquistada, poderá acompanhar o quanto ela gosta de você lendo o diário dela, quanto mais corações, mais apaixonada ela está. Quando a menina estiver muito apaixonada, você pode pedi-la em casamento, e no futuro ter até dois filhos com ela .

Um comentário:

  1. Ah, você tinha me falado desse jogo, parece ser muito legal, por que é que eu não joguei antes? :/
    Enfim, qualquer dia desses eu jogo com você :D
    E a propósito, você escreve muito bem, amor, continue assim :D Beijo.

    ResponderExcluir